Scroll

Responsabilidade Social & Ambiental

Política de Responsabilidade Social

De modo a ser o mais sustentável possível, é preciso apostar nas vertentes ambiental, económica e social. 

Para a actividade que desempenhamos, a componente Humana é fundamental, por isso, comprometemo-nos a respeitar todos os nossos colaboradores e parceiros tal como a comunidade envolvente. 

A nossa contribuição para um local e uma sociedade mais resiliente, foca-se no envolvimento e apoio da comunidade local a partir de actividades desenvolvidas no Monte da Estrela.

Alguns exemplos destas acções até ao presente são:

Retiros de Yoga e Permacultura (em Abril de 2018 e 2019).

Todas as sessões de Permacultura, teóricas e práticas foram abertas à população das aldeias mais próximas, conjugando a saber Académico com o saber de Experiência feito…

Noite de Fados com Carlos Leitão onde 100% do lucro deste evento reverteu a favor do prémio Estrelas do Monte 2019.

Prémio Estrelas do Monte,

O Monte da Estrela instituiu o "Prémio Estrelas do Monte" que vai valorizar a melhor aluna (sexo feminino) de Etnia Cigana de cada ciclo do ensino básico, a frequentar o agrupamento de escolas a que pertence a Aldeia da Póvoa de São Miguel.

Estamos inseridos  numa zona ainda muito pouco desenvolvida em termos turísticos.

A aldeia mais próxima,  Aldeia da Estrela, tem cerca de 45 habitantes a maior parte dos quais são idosos.

Logo ao lado, a Aldeia da Póvoa de são Miguel com maior número de habitantes, tem já também algumas crianças.

Nesta aldeia a população é composta por uma elevada percentagem de habitantes de Etnia Cigana.

São as crianças  Ciganas que ajudam a manter a escola do 1º ciclo do ensino básico a funcionar. Sem estas não haveria  números suficientes para manter a escola em funcionamento.

Numa zona carenciada por natureza, as minorias estão ainda mais votadas ao abandono.

Dentro desta minoria ainda existe uma outra minoria, mais frágil, desprotegida e vulnerável: as "meninas de Etnia Cigana". Meninas mulheres, condenadas ao abandono escolar, ao casamento e maternidade precoces.

 Este Prémio visa promover a inclusão Social.

Porque acreditamos que a Inclusão Social só se consegue através da Educação e porque acreditamos que educar uma rapariga é  educar uma família é educar uma comunidade.

Foi atribuído pela primeira vez em Dezembro de 2018, referente ao ano lectivo de 2017/2018, numa cerimónia simples mas emotiva que reuniu no Monte, as premiadas e suas famílias, os responsáveis e colaboradores do Monte da Estrela, e várias personalidades desde o ensino às autarquias.

Será atribuído anualmente às meninas de Etnia Cigana, da Póvoa de São Miguel, que se distingam nos 3 ciclos do ensino Básico.

GuestCentric - Hotel website & booking technology

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação e fornecer o melhor serviço possível. Continuando a navegar no site, aceita o seu uso.

Ver mais
Ok